top of page

Tirar foto do pé na banheira para postar no Insta é arriscado

Joelhos e pés à mostra em uma banheira cheia de sais de banho e espuma.



A foto digna de postagem no Instagram pode até sugerir paz de espírito, mas já imaginou a tragédia se o smartphone caísse naquela água cheia de sabão? Poderia ser fatal para o aparelho de um jeito que nem a dica do pote de arroz poderá salvá-lo. Fora o risco à vida —sim, ele existe.

Quando a água entra em contato com o circuito elétrico do aparelho, ela pode causar um curto-circuito, por ser uma ótima condutora de energia.


O que a água faz? "Ela vai fazer com que a eletricidade circule em lugares não programados, causando assim o curto-circuito", explica o coordenador do curso de engenharia eletrônica da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Hermano Andrade Cabral. Segundo Rodolfo Jardim de Azevedo, professor do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade de Campinas), esse curto-circuito nada tem a ver com aquela imagem de um poste com dois fios soltos que, ao se tocarem, geram violentas faíscas. "Isso não deve acontecer no seu celular. Ele tem mecanismos de proteção. É como se ele tivesse um mini disjuntorzinho, pequenininho, lá dentro como circuitos de proteção que se desligam", explica.


É por isso que, no geral, o celular deixa de funcionar quando é derrubado em qualquer lugar com água: na privada, no banheiro da balada, na piscina, na praia, na poça de lama. Segundo Cabral, no caso da banheira, água e sabão podem ter ainda mais cargas elétricas, por serem dois solventes combinados: A combinação água-sabão-sujeira vai ter íons [cargas elétricas], por isso também vai ser uma forte condutora [de energia elétrica].

Precisando de assistência?

bottom of page