top of page

realme 8 5G: celular para popularizar rede 5G com preço acessível | Vídeo hands-on


O realme 8 5G é a mais recente chegada ao portfólio da chine sa, com o objetivo de popularizar a rede móvel de quinta geração. Iss o porque o modelo desembarcou na Europa a um preço mais acessível do que a média encontrada em outros smartphones compatíveis.

Quer saber o que mais ele tem a oferecer aos seus usuários?

Começamos falando sobre o design do dispositivo. Aqui temos um corpo totalmente feito de plástico, mas com uma sensação de boa resistência quando o segura nas mãos. A tampa de policarbonato tem acabamento brilhante para dar uma sensação mais premium. O peso dele é leve e não entrega dimensões tão maiores que os demais modelos da linha.

Você encontrará na frente do realme 8 5G um painel com bordas mais finas na parte superior e nas laterais, enquanto o queixo apresenta tamanho que poderia ser menor, mas não chega a ser tão grande como os irmãos realme 8 e 8 Pro.

A câmera de selfies segue o padrão da família e fica no canto superior esquerdo, mas com dimensões um pouco maiores que o Pro, além de ter um leve sombreamento ao redor, devido ao material da tela.

Já na traseira, há um bloco saltado para abrigar três câmeras, que não chegam a ficar em alto-relevo da maneira que conhecemos nos demais celulares da série, e sim inclusas na parte interna do módulo.

O leitor de impressões digitais fica acoplado no botão de energia, enquanto o display conta com uma película protetora pré-aplicada.

O aparelho ainda vem acompanhado de um conector físico para fones de ouvido e microfone na porção inferior, ao lado da porta USB-C e do alto-falante.

A tela deste dispositivo tem como material o IPS LCD, com um tamanho de 6,5 polegadas. A taxa de atualização aqui chega a 90 Hz, que traz fluidez suficiente para uso geral.

Apesar de que, se você for gamer mais exigente, ainda deverá sentir falta de um painel de 120 Hz, principalmente por não se tratar de um AMOLED. Ao menos, você terá nele uma resolução Full HD+.

Já em áudio, encontramos apenas saída mono, por meio do alto-falante localizado na parte inferior do aparelho. É mais um ponto que a realme preferiu economizar ao não deixar a saída de som de chamadas como um canal secundário, para ter qualidade estéreo.

A realme utilizou a plataforma móvel Dimensity 700 5G, a mais acessível da MediaTek com a rede de quinta geração para intermediários. O chip se destaca por ter litografia de 7 nanômetros e entregar suporte tanto ao modo compartilhado de espectro, quanto ao exclusivo para o 5G. Ainda há o recurso Smart 5G para trocar automaticamente do 4G para o 5G e vice-versa, o que deve aumentar um pouco mais a sua autonomia.

Em memórias, você terá duas configurações. Uma delas possui 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, enquanto a outra aumenta a primeira para 6 GB e oferece 128 GB de espaço interno. Para aguentar todo este conjunto, há uma bateria de 5.000 mAh, que tem suporte a carregamento de 18W, uma potência não tão rápida como em outros modelos, principalmente na proporção com a grande capacidade que carrega. Este modelo sai da caixa com Android 11 como sistema operacional padrão, sob a interface personalizada realme UI 2.0.

Especificações técnicas

  • Tela IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução FHD+

    • Display com entalhe de furo e taxa de atualização de 90 Hz


  • Processador MediaTek Dimensity 700

  • 4 GB ou 6 GB de RAM

  • 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno

  • Memória expansível com cartão MicroSD

  • Câmera frontal de 16 MP

  • Três câmeras traseiras:

    • Sensor principal de 48 MP (f/1.8)

    • Sensor macro de 2 MP

    • Sensor mono de 2 MP


  • Conexão 5G, Bluetooth 5.1, Porta P2, USB-C e leitor de digitais na lateral

  • Bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 18W

  • Android 11 rodando sob a interface realme UI

Para fotos e vídeos, você terá um conjunto com três câmeras traseiras. A principal traz o sensor ISOCELL GM1 da Samsung, que entrega 48 megapixels. As imagens dela são cheias de brilho durante o dia e com foco rápido, mas podemos observar uma queda de qualidade à noite, se não usar o modo noturno.

Completam o trio de câmeras o sensor secundário macro de 2 MP, responsável pelos registros de detalhes mais próximos dos objetos, e do terciário destinado a profundidade. Na parte da frente, encontramos a lente de selfies de 16 MP com performance satisfatória com e sem o modo retrato.

Especificamente em vídeos, o dispositivo fica restrito à resolução Full HD a 30 fps, culpa da plataforma móvel mais econômica. Ou seja, nada de filmagens em 4K por aqui nem nos sensores traseiros, nem no frontal.

Em geral, você terá um smartphone focado em fornecer a rede de quinta geração sem machucar tanto o bolso do consumidor. Na Europa, ele chegou por 180 euros, o que equivale a pouco mais de R$ 1.100. A realme ainda não trouxe o modelo para o mercado brasileiro neste momento, mas, quando ele chegar, tem tudo para ser o aparelho 5G mais barato disponível no mercado nacional.

Caso esteja interessado em um, saiba que você encontrará no realme 8 5G um modelo com configurações de memórias que não devem te deixar na mão. Além disso, vem equipado com uma bateria grande que promete durar por muitas horas fora da tomada e uma tela de 90 Hz para tornar as tarefas básicas do dia a dia mais fluidas.

Mas o principal deverá ser a conexão móvel mais veloz, para ajudar a popularizar o 5G a quem não deseja gastar tanto em um celular.

Precisando de assistência?

bottom of page