Apple e Google? Agora é possível usar o iPhone para tornar sua conta mais segura
Com os recentes vazamentos de dados e invasões em contas as pessoas preferem cada vez mais utilizar autenticações em dois fatores. Estas autenticações permitem que apenas o dono de um dispositivo já certificado façam login em alguma conta utilizando esse aparelho como uma chave de segurança.
Agora falando da prática, o Google permite que esse recurso seja ativado também. Com ele, basta utilizar o aplicativo do Google para confirmar que você está fazendo o login, caso contrário, a tentativa de acessar a conta é negada automaticamente.
Até o momento, só era possível utilizar celulares Android utilizando a versão 7 ou superior do sistema para fazer isso, mas agora a Google liberou o recurso para dispositivos com iOS também. Para utilizar, basta baixar e instalar o aplicativo Google Smart Lock na AppStore e fazer login.
O aplicativo tira proveito dos recursos de privacidade disponíveis nos processadores série A da Apple, que armazenam dados como reconhecimento facial, digitais e outras senhas diretamente no aparelho de forma local apenas, nada online. Isso é um grande benefício que já gerou muitas críticas para usuários do Android, que não contam com esse tipo de segurança em todas as áreas do sistema.
Para que o recurso funcione corretamente é preciso que o Bluetooth tanto do iPhone quanto do computador estejam ativados pois a comunicação é feita entre eles localmente dessa forma, para certificar que os dispositivos estejam próximos. A função já está liberada para todos os iPhones e iPads com iOS 13.
Comments